Grávida deitada de lado

Como lidar com insônia durante a gravidez

Quase todas as pessoas passam pela insônia pelo menos uma vez na vida. Raramente alguém contornava esse problema. Enquanto isso, a insônia não é tão inofensiva quanto pode parecer à primeira vista. 

E se você não tomar as medidas apropriadas a tempo, a insônia pode causar sérios danos ao corpo e levar a conseqüências desastrosas. Isto é especialmente verdade para mulheres grávidas, porque um sono saudável e saudável é importante para uma mulher grávida. 

Portanto, se a insônia ocorrer, você precisará tomar as medidas necessárias e, em nenhum caso, não deixe esse assunto por si só.

A insônia é um distúrbio do sono que se observa há muito tempo (de vários dias a vários meses). Além disso, essa violação pode se manifestar de maneiras diferentes para todos: alguém não consegue dormir por muito tempo, alguém dorme menos do que o tempo prescrito, alguém muitas vezes acorda durante uma noite de sono. 

Em muitas mulheres grávidas, o sono é perturbado no início da gravidez, geralmente devido a alterações hormonais no corpo da gestante. Para eliminar a insônia, é necessário, antes de tudo, identificar as causas de sua ocorrência.

Grávida dormindo
Grávida dormindo

Para insônia, o seguinte é característico:

  • É difícil para uma pessoa adormecer.
  • O sono é muito leve e uma pessoa muitas vezes acorda.
  • Muitas vezes, acordando, é muito difícil para uma pessoa adormecer novamente.

Tipos de insônia

Acontece que existem vários tipos de insônia. Dependendo das razões que provocaram a insônia, os médicos a dividem em três tipos: crônica, de curto prazo e situacional.

Insônia crônica

A insônia crônica é geralmente o resultado de uma doença física ou mental grave. A insônia crônica ocorre muito raramente, especialmente em mulheres grávidas. 

Se, no entanto, uma mulher grávida sofre de insônia crônica, consulte um médico imediatamente, porque essa insônia pode durar vários meses, causando danos significativos não apenas à saúde da futura mãe, mas também ao desenvolvimento do bebê.

O médico deve examinar a mulher grávida e prescrever o curso adequado do tratamento – em nenhum caso você deve se automedicar, pois nem todos os medicamentos podem ser tomados por mulheres grávidas e, entre eles, existem aqueles que podem afetar adversamente a saúde da criança.

Insônia de curto prazo

Insônia de curto prazo ocorre em pessoas durante o período de fortes emoções e tensões, bem como durante uma doença prolongada. Como regra, pessoas com problemas cardíacos são propensas a insônia a curto prazo. No caso de uma mulher grávida, a insônia a curto prazo pode ser causada por alterações no corpo da mulher, além de sentimentos desnecessários.

Grávida bebendo
Grávida bebendo

A insônia de curto prazo, basicamente, não dura mais de duas a três semanas, mas mesmo esse período pode prejudicar a saúde do bebê e da mãe. Portanto, em caso de distúrbio do sono em uma mulher grávida, você deve consultar imediatamente um médico.

Insônia situacional

A insônia situacional é característica de pessoas excessivamente emocionais que tomam todos os eventos que ocorrem muito perto de seus corações. 

Curiosamente, aqui o papel é desempenhado não apenas por emoções negativas, mas também positivas. Acontece que uma pessoa está tão triste com o que está acontecendo, e constantemente rola em sua cabeça o mesmo pensamento que não lhe permite adormecer.

Mas acontece, pelo contrário: em antecipação a algum evento alegre, uma pessoa imagina como um momento emocionante passará, e emoções positivas também contribuem para a perturbação do sono. Para evitar que essa insônia afete uma mulher grávida, você precisa prestar menos atenção a incidentes desagradáveis ​​e, se possível, proteger-se das pessoas que causam hostilidade.

Normalmente, a insônia situacional dura de 2 a 3 dias (máximo – uma semana) e desaparece por si só como o desaparecimento gradual das emoções. Portanto, neste caso, a intervenção médica pode não ser necessária.

Mulher grávida com dor
Mulher grávida com dor

As principais causas de distúrbios do sono durante a gravidez

A insônia em mulheres grávidas é uma ocorrência bastante comum e há muitas razões para isso. Esses motivos estão associados ao estado físico e psicológico da mulher.

Razões físicas

  • Azia. Não só isso, também causa certo desconforto durante o dia, mas à noite, a azia também se intensifica, porque piora quando uma mulher está em posição de bruços.
  • Cãibras e inchaço. A gravidez geralmente recompensa uma mulher com cãibras e inchaço nas pernas. As convulsões, na maioria dos casos, se fazem sentir à noite, perturbando o sono de uma mulher grávida.
  • Desconforto causado por uma barriga grande. Tais inconvenientes, em primeiro lugar, incluem o fato de que é muito difícil para uma futura mãe escolher uma postura confortável para dormir. Afinal, você não consegue dormir de bruços, já é desconfortável nas costas, nem todas as mulheres conseguem dormir de lado.
  • Dor nas costas. A gravidez de todas as mulheres é acompanhada de dores nas costas e na região lombar. Isso é causado por uma grande carga na coluna vertebral. E como dormir com uma barriga grande nas costas não é muito confortável, as costas praticamente não descansam.
  • Uso frequente do banheiro. A criança pressiona a bexiga e a mulher muitas vezes precisa ir ao banheiro, inclusive à noite. Muitas vezes, acordando por esse motivo, é difícil para algumas mulheres adormecerem novamente.
  • Agitação do feto. Quanto menos tempo resta antes do dia do nascimento, mais ativo o bebê se torna. Ele costuma se mudar, inclusive à noite. E embora esses movimentos dêem à mãe expectante mais alegria do que inconveniência, seu sono se torna bastante intermitente.

Para algumas mulheres grávidas, falta de ar e coceira na pele do abdômen também causam transtornos. Prurido é devido ao fato de que o estômago cresce, e estrias aparecem na pele.

Mulher grávida apoiada
Mulher grávida apoiada

Razões psicológicas

  • Medo. Toda mulher grávida (especialmente à espera do primogênito) sente um certo medo do parto. Há muitos componentes nesse medo: a mulher está preocupada com o sucesso do parto, com o bebê saudável, com leite suficiente, etc. Sentindo medo do parto, mesmo à noite é difícil para uma mulher relaxar.
  • Fadiga. Uma mulher antes do parto deve ser descansada, porque ela não apenas deve dar à luz um bebê (o que por si só exige um esforço considerável), mas também esquecer um bom descanso por um longo tempo após o parto, dando toda a força e energia para cuidar do bebê. E após o nascimento do bebê, haverá muitas mais noites sem dormir.
  • Estresse e tensão nervosa. Não apenas a presença de situações estressantes pode provocar insônia, mas a tensão nervosa em uma mulher grávida também pode levar a pesadelos. E os pesadelos naturalmente contribuem para o sono intermitente, que novamente é insônia.

Quanto maior o período de gestação, mais inconveniente a mulher tem e maior a probabilidade de insônia. A saúde de uma mulher grávida não tem preço, porque agora ela é responsável não apenas por si mesma, mas também por seu bebê; se ocorrer insônia, você deve tentar descobrir os motivos que a causaram e eliminá-los o mais rápido possível. 

E, para que a insônia não perturbe uma mulher grávida, você precisa monitorar novamente sua condição psicológica e física e tentar minimizar a probabilidade de situações estressantes.

Qual o perigo de insônia para mulheres grávidas

Insônia prolongada é repleta de perigo para todas as pessoas que sofrem com ela. E para mulheres grávidas, é duplamente perigoso. Por que a insônia é tão perigosa?

Uma das consequências mais perigosas da insônia é uma queda acentuada na concentração. Isso é compreensível, porque uma mulher grávida que dormiu mal a noite toda permanecerá sonolenta durante o dia. 

E isso, por sua vez, está repleto de consequências: uma mulher, fazendo tarefas domésticas, devido à desatenção, pode facilmente sofrer um ferimento grave na casa. Além disso, uma mulher enfraquecida pode desmaiar. Tudo isso é perigoso principalmente para a criança, bem, para a futura mãe, é claro!

Grávida dormindo
Grávida dormindo

Deve-se ter em mente que uma mulher grávida se cansa muito mais rápido e fica mais difícil realizar determinadas ações. Uma lesão grave e desmaios podem até provocar um aborto espontâneo! Além disso, devido à constante falta de sono, a gestante fica irritada demais, o que pode agravar ainda mais a situação.

Como lidar com a insônia

Após as causas da insônia terem sido identificadas com sucesso, é necessário iniciar ativamente sua eliminação sequencial. Existem vários métodos para combater a insônia que não requerem tratamento médico.

Se a insônia é causada por causas fisiológicas, então:

  • Tente não beber bastante líquido à noite. Isso elimina a necessidade de uso frequente do banheiro durante o sono noturno.
  • Escolha uma posição confortável para dormir. É mais conveniente para uma mulher grávida no final da gravidez dormir de lado, colocando um pano macio ou um pequeno travesseiro macio debaixo do estômago. Não menos importante – o papel na qualidade do sono é desempenhado por roupas de cama e roupas íntimas, deve ser macio e de alta qualidade. Você também deve escolher um colchão confortável de alta qualidade.
  • Recuse alimentos excessivamente gordurosos e picantes, reduza a quantidade de doces consumidos; comer esses alimentos leva a azia.
  • Mais frequentemente massagear os músculos da panturrilha, isso será um tipo de prevenção contra o aparecimento de cãibras nas pernas.
  • Limitar a ingestão excessiva de líquidos, alimentos salgados e picantes, isso ajudará a reduzir o inchaço das pernas.
  • Uma boa massagem também ajudará com dores nas costas e na região lombar. Além disso, você precisa relaxar mais, porque mesmo sem as tarefas domésticas, uma grande carga é colocada no corpo da mulher.
  • Compre na farmácia um hidratante especial contra estrias, que aliviará muito a condição, eliminando a coceira no abdômen.
Mãe dormindo com a criança
Mãe dormindo com a criança

Se a insônia é causada por razões psicológicas, então:

  • Evite excesso de trabalho.
  • Recuse o sono durante o dia, então o sono da noite será mais poderoso.
  • Proteja-se da comunicação com pessoas desagradáveis.
  • Crie uma atmosfera favorável na família, evite brigas e escândalos.
  • Recuse a assistir filmes que contêm cenas violentas, o que pode levar as mulheres grávidas a terem pesadelos.
  • Compartilhe seus sonhos com seu cônjuge se eles forem perturbadores e se você tiver pesadelos, um sonho conjunto é definitivamente recomendado.

Dicas de gravidez

Algumas dicas para mulheres grávidas com predisposição para insônia e que sofrem mais cedo:

  • Mais caminhadas ao ar livre, caminhadas noturnas antes de dormir são especialmente úteis.
  • Ventile o quarto regularmente.
  • Se possível, não coma à noite (3-4 horas antes de dormir), à noite, se recuse a usar bebidas revigorantes, como café e chá forte, substituindo por sucos naturais ou leite.
  • Para estabelecer para si mesmo um certo regime de sono e descanso e tentar não perturbá-lo, é mais útil ir para a cama às 22-23 horas.

Se a insônia está atormentando há algum tempo, e a situação está piorando a cada dia, e todos os métodos para lidar com a insônia não trazem o resultado adequado, então apenas um médico qualificado ajudará aqui. É necessário entrar em contato com um especialista que irá examinar a futura mãe, selecionar medicamentos que não prejudiquem ela ou o filho.

Assim, você sempre pode encontrar uma maneira adequada de superar a insônia. Mas, ainda assim, é melhor tentar evitá-lo, evitando sérios distúrbios do sono. Afinal, nem um único problema com a saúde humana passa despercebido, deixando consequências desagradáveis ​​para todo o organismo!

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